sexta-feira, 8 de junho de 2012

A Trezena e Responsório de Santo Antônio


                                                     

 Antoni BigCuore*


(sp.sp.08.06.2012, 6ª feira, às 14,39 hrs.)


Fernando de Bulhões, mais conhecido por Santo Antonio, nasceu em Lisboa, Portugal, no ano de 1.195. Aos 15 anos ingressou no mosteiro de São Vicente de Fora, dos cônegos regulares de Santo Agostinho.

Em missão ao Marrocos, fica doente e volta a pátria que o acolheu. De volta a Portugal, sua embarcação naufraga e ele vai parar no sul da Itália, mais especificamente, nas costas sicilianas. Vai até Assis, e ali se encontra com São Francisco, fundador da Ordem Franciscana, no Capitulo Geral de 1.221.

Sua ordenação foi na cidade de Forlí (Itália). Como faltou pregador frei Antonio, como era chamado, foi solicitado a fazer a homilia. Dotado de grande poder da palavra, um orador eloqüente que tocava as pessoas. Em assim sendo, foi enviado ao Norte da Itália, e algumas regiões da França.

Foi nomeado para o Cargo Superior provincial dos frades do Norte da Itália e escolheu Pádua como sede de seu trabalho missionário.


Faleceu no convento Santa Maria de Arcella, às portas de Pádua, aos 13 de Junho de 1.331, com 36 anos de idade.
Tem, até hoje, milhões e milhões de devotos espalhados pelos cantos do planeta! Seu carisma foi inigualável!!!

As  orações mais conhecidas, inspiradas por ele, são: o Responsório de Santo Antonio e as famosas Trezenas. Ei-las:

RESPONSÓRIO

SE MILAGRES DESEJAIS
CONTRA OS MALES E O DEMONIO
RECORREI A SANTO ANTONIO
E NÃO FALHAREIS JAMAIS.

PELA SUA INTERCESSÃO
FOGE A PESTE, O ERRO E A MORTE,
QUEM É FRACO, FICA FORTE,
MESMO O ENFERMO FICA SÃO.

ROMPEM-SE AS MAIS VIS PRISÕES
RECUPERA-SE O PERDIDO,
CEDE O MAR EMBRAVECIDO
NO MAIOR DOS FURACÕES.
PENAS MIL E HUMANOS AIS
SE MODERAM, SE RETIRAM
ISTO DIGAM OS QUE VIRAM,
OS PADUANOS E OUTROS MAIS.
GLÓRIA AO PAI...


TREZENA DE SANTO ANTÔNIO

0.1.           Glorioso Santo Antonio, que ressuscitastes os mortos com o poder divino, fazei que eu viva sempre a preciosa vida de comunhão com Deus e com os Irmãos: que todos tenham a vida em plenitude. (Rezam-se: Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai).

0.2.           Bem aventurado Santo Antonio, que curastes os doentes, daí-me saúde e servirei a Deus cumprindo meus compromissos cristãos. Ajudai-me a viver na alegria e na paz.(pai nosso,ave Maria,gloria).

0.3.           Virtuoso Santo Antonio, afastai para longe de mim todo o mal e guiai-me no caminho da Fé, da esperança e do amor. Que muitos possam encontrar em mim um exemplo de fé e dedicação. (Pai nosso,ave Maria e gloria).


0.4.           Amabilíssimo Santo Antonio, amigo dos oprimidos e corajoso pregador da justiça, fazei que eu não me desvie da prática do amor ao próximo, especialmente ao mais pobre e fraco. (Pai nosso, ave Maria e gloria).

0.5.           Poderoso Santo Antonio, que desde menino aprendestes a vencer o mal, defendei-me das tentações do orgulho e da ganância, da descrença e do egoísmo. Ajudai as crianças e os jovens a crescerem sem violência, na certeza de um mundo melhor. (Pai nosso, ave Maria, gloria)


0.6.           Prodigioso Santo Antonio, dirigi-me neste agitado mar da vida e conduzi-me ao porto da eterna salvação. Fazei que a todos seja aberto o tesouro da misericórdia divina.(Pai nosso, ave Maria e glória ao Pai).

0.7.           Bondoso Santo Antonio, sempre pronto a interceder por vossos devotos em suas dificuldades, socorrei-me nas presentes necessidades; estendei vossa mão a quantos estão atravessando tribulações e perigos.(Pai nosso, ave Maria e glória ao Pai).


0.8.           Santo Antonio, médico celeste, curai as feridas que existem no mundo e no meu coração. Que muitos possam se converter à Palavra do Evangelho. Ajudai-me a corrigir meus defeitos. Pai nosso...ave..glória).

0.9.           Santo Antonio, consolador dos aflitos, daí-me paciência e fortaleza nos sofrimentos da vida. Daí também forças e consolo àqueles que sofrem e vivem desanimados. (Pai ...,ave Maria, gloria)


0.10.       Santo Antonio, restituidor das coisas perdidas, fazei que eu jamais perca pelo pecado a amizade de Deus; e, se porventura a perder, seja-me dado readquiri-la quanto antes. (Pai, ave Maria,gloria).

0.11.       Santo Antonio, grande pregador da Palavra de Deus, conservai-me sempre fiel à doutrina da Igreja Católica. Que nossas famílias sejam pequenas Igrejas Domésticas onde se aprende e se vive a mensagem de Cristo. (Pai nosso, ave, gloria).


0.12.       Poderosíssimo Santo Antonio, por quem membros desligados do corpo reúnem-se recobrando vida, fazei que a Igreja, como povo de Deus, caminhe sempre na união entre pastores e fiéis. (Pai nosso, ave Maria, gloria).

0.13.       Santo Antonio querido, olhai do céu para tantas necessidades. Fale a Deus vossa língua milagrosa, a fim de que pela “Comunhão dos Santos”, aqui na terra, eu e meus irmãos, possamos ser amparados e atendidos. Amém. (Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.).


SANTO ANTONIO, ROGAI E INTERCEDEI POR TODOS NÓS! AMÉM!


(*)Antoni BigCuore é escritor cristão católico evangelizador. Conheça seus textos, acessando o site: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore e seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com (port/inglês).

                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário