segunda-feira, 14 de maio de 2012

Ofício de Nossa Senhora da Conceição


                                                        


OFÍCIO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO(1)

Antoni BigCuore*

(sp.sp. 14.05.2012, 2ª feira, às 9,18 hrs.)

O Oficio, oração de grande valia, mais conhecido é o de Nossa Senhora da Conceição, escrito na Itália, em latim, no século XV, pelo fransciscano BERNARDINO DE BUSTIS, e aprovado pelo Papa Inocêncio XI, em 1.678. Traduzido por varias línguas, inclusive na nossa, esse Oficio chegou ao Brasil por meio dos missionários portugueses. ( 2 )

“Foi em 1854 que, através do Papa Pio IX, a Igreja declarou oficialmente como dogma de fé a Imaculada Conceição de Maria, isto é a Mãe de Deus foi “dotada, desde o primeiro instante de sua conceição, de uma santidade inteiramente singular”. (Concilio Vaticano II, Constituição Lúmen Gentium, n.56 – A luz dos povos.) ( 3 ).

É uma oração poderosíssima contra as insídias de Satanás e seus asseclas. Vamos a ela:

                                   MATINAS E LAUDES

Deus vos salve, Virgem / Filha de Deus Pai
Deus vos salve, Virgem / Mãe de Deus Filho!
Deus vos salve, Virgem / Esposa do Divino Espírito Santo!
Deus vos salve, Virgem,/ Templo e Sacrário da Santíssima Trindade!
Agora lábios meus, dizei,/ e anunciai/ os grandes louvores da Virgem Mãe de Deus.

Sede em meu favor, / Virgem soberana, / livrai-me do inimigo/com o vosso valor
Glória seja ao Pai,/ ao Filho e ao Amor também/ que é um só Deus/ em Pessoas três,/ agora e sempre/ e sem fim. Amém!.

                                   HINO

Deus vos salve, Virgem, Senhora do mundo, Rainha dos céus e das virgens Virgem.
Estrela da manhã, Deus vos salve, chea de graça divina, formosa e louçã.
Daí pressa, Senhora, em favor do mundo, pois vos reconhece como defensora.
Deus vos nomeou, já lá ab aeterno, para Mãe do Verbo, com o qual criou, terra, mar e céus. E vos escolheu, quando Adão pecou, por esposa de Deus.
Deus a escolheu e já muito dantes, em seu tabernáculo, morada lhe deu.
Ouvi, Mãe de Deus, minha oração. Toquem vosso peito, os clamores meus.


ORAÇÃO:

Santa Maria, Rainha dos céus, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhora do mundo, que a nenhum pecador desamparais nem desprezais;  ponde, Senhora, em mim os olhos de vossa piedade e alcançai-me de vosso amado Filho o perdão de todos os meus pecados, para que eu, que agora venero com devoção vossa santa e Imaculada Conceição, mereça na outra vida alcançar o premio da bem-aventurança, por mercê do vosso benditíssimo Filho, JESUS CRISTO, Nosso Senhor, que, com o PAI e o ESPÍRITO SANTO, vive e reina para sempre.Amém.

                                   PRIMA ( 6 horas da manhã)

Sede meu favor etc./ Glória seja ao Pai etc.(conf. Acima mencionado)

HINO
Deus vos salve, mesa para Deus ornada, coluna sagrada de grand firmeza,; casa dedicada a Deus sempiterno, sempre preservada Virgem do pecado. Antes que nascida, fostes, Virgem, Santa, no ventre ditoso de Ana concebida.
Sois Mãe criadora dos mortais viventes. Sois dos Santos porta, dos Anjos Senhora.
Sois forte esquadrão contra o inimigo. Estrela de Jacó, refúgio do cristão.
A Virgem a criou, Deus no Espírito Santo e todas as suas obras com ela as ornou.
Ouvi, Mãe de Deus, minha oração. Toquem  vosso peito os clamores meus.
ORAÇAO
Santa Maria, Rainha dos Céus etc.( repete oração acima).

                                   TERÇA ( 9 horas)

Sede meu favor etc. Glória seja ao Pai etc.

Hino

Deus vos salve, trono do grão Salomão, araçá de concerto, velo de Gedeão, Iris do céu clara, sarça da visão, favo de Sansão, florescente vara; a qual escolheu para ser Mãe sua, e de vós nasceu, o Filho de Deus. Assim vos livrou da culpa original, de nenhum pecado há em vos sinal. Vos, que habitais, lá  nessas alturas e tendes vosso trono sobre as nuvens puras. Ouvi, Mãe de Deus, minha oração. Toquem vosso peito os clamores meus.

Oração
Santa Maria, Rainha dos Céus etc.

                                   SEXTA ( meio dia )

Sede em meu favor etc. Gloria seja ao Pai etc.
Hino

Deus vos salve, Virgem, da Trindade templo alegria dos anjos, da pureza exemplo; que alegrais os tristes, com vossa clemência; horto de deleites, palma de paciência. Sois terra bendita e sacerdotal. Sois da castidade símbolo real. Cidade do Altíssimo, por oriental; sois a mesma graça, Virgem singular.
Qual lírio cheiroso, entre espinhas duras, tal sois vós, Senhora, entre as criaturas.
Ouvi, Mãe de Deus, minha oração. Toquem vosso peito os clamores meus.
Oração
Santa Maria, Rainha dos Céus, etc.

                                   NOA ( 15 horas )

Sede em meu favor etc. Gloria seja ao Pai etc.

Hino
Deus vos salve, cidade, de torres guarnecida, de Davi, com armas bem fortelecida. De suma caridade sempre abrasada, do dragão a força foi por vós prostrada.
Ó mulher tão forte! Ó invicta Judite! Que vos alentastes o sumo Davi.
Do Egito o curador de Raquel nasceu: do mundo o Salvador, Maria no-lo deu.
Toda é formosa, minha companheira; nela não há macula da culpa primeira.
Ouvi, Mãe de Deus, minha oração. Toquem vosso peito os clamores meus.
Oração
Santa Maria, Rainha dos céus etc.

                                   VESPERAS (por do sol)

Sede meu favor etc. Gloria seja ao Pai etc.

Hino
Deus vos salve, relógio, que, andando atrasado, serviu de sinal ao Verbo Encarnado. Para que o homem suba às sumas alturas, desce Deus dos céus para as criaturas.
Como os raios claros do Sol da Justiça, resplandece a Virgem dando ao sol cobiça.
Sois lírio formoso, que cheiro respira entre os espinhos. Da Serpente a ira vós aquebrantais com vosso poder. Os egos errados vós iluminais.
Fizestes nascer Sol tão fecundo, e como com nuvens, cobristes o mundo.
Ouvi mãe de Deus minha oração. Toquem vosso peito os clamores meus.
Oração
Santa Maria, Rainha dos céus etc.

                                   COMPLETAS (oração da noite)

Rogai a Deus, vos, Virgem, que nos converta, que a sua ira se aparte de nós.
Sede em meu favor etc. Gloria seja ao Pai etc.

Hino

Deus vos salve, Virgem, Mãe Imaculada, Rainha de Clemência, de estrela coroada.
Vos sobre os Anjos, sois purificada; de Deus à mão direita estais de ouro ornada. Por vós, Mãe de graça, mereçamos ver a Deus nas alturas, com todo prazer. Pois sois esperança dos pobres errantes e seguro por aos navegantes.
Estrela do mar e saúde certa e porta que estais para o céu aberta.
É óleo derramado, Virgem vosso nome e os vossos servos vos são sempre amados.
Ouvi, Mãe de Deus, minha oração. Toquem vosso peito os clamores meus.

Oração
Santa Maria, Rainha dos Céus etc.

OFERECIMENTO

Humildes, oferecemos a vós, Virgem Pia, estas orações, porque, em nossa guia, vades vós adiante. E na agonia vós nos animeis, ó doce MARIA, Amém!.”
                                                      *****

NOTA: Esta oração pode ser rezada, por partes ou de uma única vez, conforme a disponibilidade de cada cristão. De preferência, sem barulho, para melhor aproveitamento e interiorização.



Fonte: (1,2,3) – Ofício de Nossa Senhora da Conceição. Editora Santuário de Aparecida, 48ª edição.  By, Pe.José Raimundo Vidigal, C.Ss.R. (pgs. 9 a 15)
(*)A.BigCuore é Escritor cristão católico, cantor e compositor em São Paulo,sp. Conheça seu trabalho evangelizador, acessando o BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com e seu link: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore - Acesse: www.nospassosdepaulo.com.br ( tudo sobre Paulo Apóstolo – Irs.Paulinas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário