sexta-feira, 30 de março de 2012

PICTINA: A FIBRA SOLÚVEL NOTA 10

Antoni BigCuore*


A pictina é uma fibra solúvel, cuja função no organismo é absorver os açucares e as gorduras ingeridas, diminuindo a sua absorção pelo organismo.

Principais fontes: laranja (bagaço), maracujá, limão, frutas críticas em geral e sobretudo, nas oliginosas: feijão de todo tipo, grão de bico, ervilha, lentilha etc.

Coma 1 laranja por dia. Comer, isto é, com o bagaço e tudo, inclusive aquela parte branca. Contém vitamina C, A, betacaroteno, e os minerais: potássio e ácido fólico.

Limão: quando usar o suco do limão para as saladas e outros alimentos, não jogue o bagaço fora!. Corta-o em pedaçinhos e espalhe pela salada. O limão é excelente, pois é antioxidante, ou seja, combate os chamados “radicais livres”, que são o lixo orgânico deixado pelos alimentos ingeridos.

Para os diabéticos, a farinha de maracujá é excelente para a absorção dos açucares, neutralizando, dessa forma, o efeito deletério do açúcar.

As fibras, de um modo geral, são maravilhosas para o emagrecimento, pois elas absorvem as gorduras. Digo isto de experiência própria. Desde que passei a comer arroz integral,(rico lem fibras) todos os dias, emagreci bem, e o que é melhor com saúde. Meu L.D.L. o mau colesterol e o triglicérides, estão normais, pelo ultimo exame de sangue que fiz, neste mês de março/12.

Tudo isto, claro, aliado a um estilo de vida saudável: exercícios físicos diários, muita água ingerida aos goles etc.eetc.

NÃO FUME! NÃO BEBA! Coma basicamene cererais integrais; tome muita água compassadamente e muito suco natural. Evite refrigerantes e seja feliz!!!

Não se esquecer que O SER HUMANO É INTEGRAL: espírito, mente e corpo. Defendo a tese do que chamo de EQUILÍBRIO HOMEOSTÁTICO DA PERSONALIDADE, que nada mais é do que harmonizar os fatores, espiritual, físico e o emocional. Nisto consiste a felicidade, no meu ponto de vista. Por isto escrevo sobre alimentação, pois a considero o fator físico primordial no desenvolvimento da boa saúde.

(*)autor é Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo, para todo o planeta terra. Acesse seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore (texto inspirado em Sp.sp, 30.03.2012, 6ª feira, às 11,12 hrs.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário