segunda-feira, 5 de março de 2012

Perdão e Misericórdia


PERDÃO E MISERICÓRDIA

Antoni BigCuore*

Na liturgia católica de hoje, 05.03.2012, 2ª feira, os textos para a nossa reflexão, seguem abaixo descritos.
O Evangelho de Lucas, 6, 36-38:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
36“Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.


Salmo 78, lemos:


O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas.
— O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas.

— Não lembreis as nossas culpas do passado, mas venha logo sobre nós vossa bondade, pois estamos humilhados em extremo.

— Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! Por vosso nome, perdoai nossos pecados!

— Até vós chegue o gemido dos cativos: libertai com vosso braço poderoso os que foram condenados a morrer!

— Quanto a nós, vosso rebanho e vosso povo, celebraremos vosso nome para sempre, de geração em geração vos louvaremos.

                                 *****
Reflexão de A.BigCuore: O termo miser = pobre, cordas = coração. Coração de pobre. Jesus nos lembra que temos de ter coração de pobre o que não significa nada com riquezas, como julgam os humanos. Ter um coração semelhante ao Dele. É um coração compassivo, ou seja, que entra no compasso do “outro”, absorvendo para si o sofrimento do outro, como sendo também seu.Ser solidário, sentir a empatia pelo “outro”. Isto é misericórdia, é compaixão!. Ele se compara com seu Pai. “Sede misericordiosos como meu Pai é misericordioso.”

PERDOAI E SEREIS PERDOADOS! Este é o grande mandamento do amor de Deus! O perdão é sublime! Próprio de um espírito humilde, compassivo que vive em SINTONIA constante com o coração de Deus!.

E o que vemos no mundo? Muito ódio, rancor, ressentimentos, que são verdadeiros ácidos que corroem o coração das pessoas e muitas vezes, elas não se dão conta disto!

“Errar é humano, perdoar é divino”, (E.A. Poe), diz o poeta americano.
Perdoar é divino mesmo. Se a pessoa não se colocar numa dimensão divina, não encontrará as forças necessárias para perdoar verdadeiramente. Não de boca para fora, isto é fácil.

PERDOAR COM TODO O CORAÇÃO! EIS O CAMINHO PARA SER FELIZ!

À guisa de ilustração, faço minhas as palavras do Pe. Bantu Mendonça da Canção Nova:

“No imenso tesouro do Evangelho, a misericórdia é como uma gema preciosa,  sólida e delicada ao mesmo tempo, verdadeira e transparente na sua simplicidade, brilhante pela vida e alegria que difunde. Compaixão, solidariedade, ternura e perdão são como seus ângulos de polimento, por onde reflete – em raios coloridos e acessíveis – o amor regenerador de Deus.” (site cn. 05.03.12)

(*)Autor é Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Também é Escritor e cantor em São Paulo,Brazil. Acesse seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com e seu link: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

Nenhum comentário:

Postar um comentário