sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Quaresma, Perdão, Reconciliação e Conversão


QUARESMA, PERDÃO, RECONCILIAÇÃO E CONVERSÃO

Antoni BigCuore*


JESUS, o Mestre de todos os mestres, “The Best of the Best”, ao ser indagado, por Pedro, seu principal discípulo, sobre quantas vezes deveria perdoar, se sete vezes sete, o Mestre lhe respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete”.

O sete para os judeus é um numero perfeito e infinito! Imagine você, leitor(a), setenta vezes sete (não é quatrocentos e noventa, como pensamos em português). Era um numero infinito!
Isto proferido da boca do Mestre de todos os  mestres, Jesus!
Você leitor deve estar pensando...mas isto é muito difícil, sobretudo, nos dias hoje.

Mas este é mesmo um desafio! Mas, ai, que reside o mérito para quem perdoa. Conquistar a medalha de ouro no campeonato da vida espiritual!.
PERDOAR É PRECISO! Acima de tudo, por uma questão de inteligência. Pois, está provado cientificamente que a raiva, o ódio, a falta de perdão, estão por trás de umas centenas de doenças psico-somáticas.

PERDOAR É LUCRO NA SAÚDE!. Perdoe meu irmão e minha irmã, quantas vezes forem necessários, mas perdoe de coração e não da boca para fora!.
Agindo assim, você estará acumulando dividendos portentosos na sua poupança celeste.

Quanto mais você perdoa, mais livre você se torna!. Libertação interior, a sensação mais gostosa que existe para a dinâmica interior(din – in) de uma pessoa. Tudo isto tem nome INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E ESPIRITUAL, que o Mestre de todos os mestres, JESUS, nos apregoa em seus evangelhos.

Diz, com muita sabedoria o Livro do Eclesiástico, artigo 28, versículos de 1 a 5: Quem se vinga sofrerá a vingança do Senhor, que severamente lhe pedirá contas de seus pecados.”.

“Perdoe a injustiça que o seu próximo cometeu e, quando você pedir, Deus também perdoará os pecados que você tiver cometido. Se um homem guarda rancor contra outro, como poderá pedir que Deus o cure? Se não usa de misericórdia para com o seu semelhante, como se atreve a pedir perdão de seus próprios pecados? Se ele, que é carne, guarda rancor, quem perdoará os seus pecados?”.
Sábias palavras da Bíblia!. Não é preciso acrescentar mais nada!.

                                             *******

Hoje, no calendário litúrgico católico, começa a QUARESMA, um tempo todo especial de conversão, perdão, jejum , reconciliação e alegria também. Não é um tempo, como os antigos diziam, de tristeza, cara fechada, mau humor. É tem de alegria sim, sem perder o seu real sentido de mudança de vida. Sair de uma vida de vícios para uma vida de virtudes!

 É um tempo para pensarmos em nossa relação com Deus, com o próximo e com a natureza. Neste ano, a Campanha da Fraternidade nos remete a reflexão sobre a saúde, no Brasil. Um tema bem pertinente ao tempo litúrgico da Quaresma.

Sugiro algumas coisas práticas que podemos fazer para agradar a Deus. Fazer jejum das “fofocas”, do cigarro, do café, do chocolate, das novelas, da televisão, do celular, da internet (nem que for um dia por semana), da bebida, enfim, RENUNCIAR conscientemente a uma coisa que gostamos muito, e oferecermos este SACRIFÍCIO a Deus, em desagravo aos pecados cometidos pela humanidade a seu Sacratíssimo Coração; é um ato de amor, de fé, de reconciliação!

Lembrei-me agora do Profeta Isaías, no capítulo58, versículos 6 a 8, diz: “O jejum que eu quero é este: acabar com as prisões injustas, fesfazer as corretes do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e despedaçar qualquer jugo; repartir a comida com quem passa fome, hospedar em sua casa os pobres sem abrigo, vestir aquele que se encontra nu, enao fechar à sua própria gente. Se você fizer isto, a sua LUZ BRILHARÁ como AURORA, suas feridas vão sarar rapidamente, a justiça que você pratica irá à sua frente e a glória de Javé virá acompanhando você”. ( 1 )

O profeta disse isto mais ou menos nos anos de 740-734, durante o reinado de Joatão, e até hoje, nós cristãos ainda não conseguimos colocar tudo isto em prática, no dia a dia de nossas vidas.

Como se nota, é um texto bem propicio para refletirmos durante esta Quaresma, iniciada na última 4ª feira, dia 22.02.2012.
São Paulo Apóstolo nos fala que “a caridade é o vínculo da perfeição”. Sem caridade, meus irmãos e minhas irmãs em Cristo, não se chega à Eternidade!.

Há tanto tempo o Profeta disse estas palavras maravilhosas que, Jesus veio ratificar por sua passagem por esta terra, de maneira brilhante. Mas, os corações humanos parecem longe de Deus!. Querem ser felizes sozinhos, por suas próprias forças. Ledo engano!. Sem Deus e a caridade, não existem felicidade verdadeira.

O verdadeiro jejum é este que bem disse o Profeta Isaías!.
Reflitamos, pois nisto, e procuremos colocá-las em prática!
Que as bênçãos do Deus Todo Poderoso, desça sobre você, sobre a sua família, sobre seus negócios em profusão, Ele que é Pai, Filho e Espírito Santo, amém!!!
                                               *****
 (1) - Bíblia Paulinas,Edição Pastoral, pg.999)
(texto reformulado em sp.sp., 24.02.2012, 6ª feira, 09.03.2011, 4ª feira, às 17,52 hrs. Texto original de 14.08.2008, 5ª feira.) (*)autor é Escritor em sp.sp. Acesse e divulgue o seu link evangelizador: http://recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore e seu BLOG BEM VIVER – acesse: http://antonibigcuore.blogspot.com (Self-Knowledge, Spirituality and  well Living)





Nenhum comentário:

Postar um comentário