quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Tudo Tem Hora No Corpo



Dr. Lair Ribeiro

“O efeito de um alimento em nosso organismo pode variar bastante, conforme a hora em que nós o comemos. Qualquer pessoa pode perceber isso nitidamente, se prestar atenção e aguçar a sensibilidade para o seu ritmo circardiano (ritmo natural dos órgãos e sistemas corporais).
“Com remédios isso também ocorre. O nível da absorção do medicamento no sangue pode até dobrar conforme o horário em que é ingerido. Por esse motivo se recomenda manter um horário regular, quando se usa algum remédio durante um período prolongado.”

“Uma pesquisa recente, feita nos Estados Unidos, comprovou que o efeito da alimentação é diferente conforme o horário. Voluntários foram divididos em dois grupos: as pessoas do primeiro grupo alimentaram-se com 1.500 calorias de manhã, 1.000 calorias no almoço e 500 calorias no jantar. O segundo grupo recebeu 500 calorias de manhã, 1.000 no almoço e 1.500 no jantar.

“Todos eram relativamente obesos e receberam o mesmo total de calorias por dia (três mil), só que distribuídas de forma diferente entre as três refeições. O grupo que recebeu mais calorias de manhã emagreceu. O que comeu mais calorias à noite engordou. Por que isto aconteceu?

“A explicação é simples. Algumas horas depois que adormecemos, é liberado em nosso sangue o hormônio do crescimento, que não nos faz crescer mais depois de adultos, mas que atua transformando gordura em músculos, e além disso, fortalece o nosso sistema imunológico.
“Quanto mais açúcar houver no sangue, à noite, menor a liberação desse hormônio durante o sono. Ou seja, o açúcar aumenta o nível de glicose no sangue e inibe o hormônio do crescimento, impedindo a transformação de gordura em músculos e enfraquecendo o sistema imunológico.”

“Esse problema vai se repetindo no dia-a-dia, vai se acumulando em nosso organismo. A pessoa levanta de manha correndo, toma um cafezinho apressado, com pão e manteiga ou queijo, depois almoça correndo, às vezes em pé, numa lanchonete, ou sentando mas preocupado com vários assuntos e com o tempo de voltar para o trabalho (como se almoçar fosse perda de tempo), e vai deixando para o jantar a única oportunidade de fazer uma boa refeição. De noite, então, compensa com um prato cheio o que não comeu durante o dia”.

“Detalhes importantes para a saúde: O quê se come; como se come; o horário de comer.
Boa fórmula de ter uma vida saudável:

“TOMAR CAFÉ DA MANHÃ COMO UM REI, ALMOÇAR COMO PRÍNCIPE E JANTAR COMO POBRE”. ( 1 )

Fonte( 1 ): Livro Emagreça Comendo. Dr.Ribeiro, Lair. Editora Objetiva, pgs. 60/61/62. Ano 1.993.
Digitalizado by: Antoni BigCuore* (*)autor é escritor no Brazil, São Paulo. Acesse seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com e seu link: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore


Nenhum comentário:

Postar um comentário