segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O Poder Do Elogio

Antoni BigCuore*

                   No mundo existem dois tipos de pessoas: as positivas e as negativas, otimistas ou pessimistas. Duas maneiras diferentes de encarar a vida e suas vicissitudes.
                   Para exemplificar é como a estória do copo pela metade. O positivo diz: o copo está quase cheio. O negativo diz: o copo está quase vazio.
                  
Cinqüenta por cento de razão para cada lado. Mas por que não ser otimista? Não custa nada, pelo contrário, uma atitude mental positiva só tende a beneficiar a pessoa que o sustenta, pois a mente libera os chamados hormônios positivos (endorfinas p. exemplo), refletindo positivamente em toda corrente sanguínea. A atitude negativa de retaguarda gera tensão na mente e nos músculos, fazendo o organismo liberar a chamada “carga aleostática” dos chamados hormônios negativos, tipo ACTH.

                   Como diz o psicólogo norte-americano, Daniel Goleman, em seu livro “Mentiras essenciais, Verdades Simples”, A psicologia da Auto-Ilusão, “O ACTH aumenta a atenção e sensibiliza o sistema nervoso para a dor, ao passo que as endorfinas fazem justamente o contrário.”

                   Dentro do conjunto dos hormônios do ACTH, está a adrenalina e os chamados cortisóis, que são chamados os hormônios do estresse. Quando nosso corpo e mente, estão relaxados, o organismo libera as endorfinas que são hormônios positivos que neutralizam o efeito da dor. As endorfinas, portanto, são opostas ao acth.

                   Porque estou dizendo tudo isto? Quando você elogia uma pessoa estará gerando uma energia positiva que passa para o “outro” e imediatamente esta energia é devolvida para você mesmo. Você não só estará aumentando a auto-estima daquela pessoa quanto à sua própria. É a inquestionável Lei do Retorno. Seu corpo vai relaxar motivado pelo sorriso que você vai provocar.

                   Prezado leitor, faça a experiência. Quando você chegar ao seu local de trabalho, observe bem a quem elogiar. Observe a blusa azul nova  da secretária, dizendo-lhe: “Muita linda a sua blusa Maria”, onde comprou? Ou ainda, Maria como os seus cabelos estão lindos! “Bela gravata chefe, é de seda  italiana? “Bonita camisa Fernandinho”.(rss). Ou mesmo dentro da igreja, participando da missa, você constatou que o grupo de canto esteve impecável, chegue ate eles, no final, e lhes diga: parabéns jovens, o canto estava ótimo!

 Ou mesmo a homilia do celebrante: “Padre a sua homilia estava fantástica; me tocou profundamente!”. Crie o hábito de elogiar, mas que ele seja sempre sincero, caso contrário, o tiro sairá pela culatra.

                  O Mestre dos Mestres, Jesus,  diz em seu Evangelho: o que quiseres que os homens vos façam, fazei vós a eles. Tudo que provem de Deus é positivo. Todo Evangelho é composto de sábios ensinamentos; ensinamentos estes que visam sempre à promoção do ser humano de maneira integral. Devemos, sempre que possível, externar os nossos sentimentos. Eles fazem bem à alma e ao coração. Cante, dance, sorria. O mundo precisa de atitudes positivas; atitudes construtivas.

 Precisamos resgatar os bons exemplos, os verdadeiros valores! Agindo, assim, estaremos reconstruindo o NOVO MUNDO; o mundo do amor, da solidariedade e da felicidade por conseqüência. Sorria mais, elogie mais! E verá que, até a abelha, irá querer o mel decorrente da alegria que o elogio provoca!

Antoni BigCuore Casagrande. Autor é Escritor. Seu livro se chama, A SAÚDE DA ALMA E DO CORPO. Acesse seu BLOG BEM VIVER - http://antonibigcuore.blogspot.com/ e escreve tb. www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore - contato: antonibigcuore@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário